OS ANOS 90

1990

Nos anos 90, o Major Ed Dames oferece um curso de “Visão Remota” ao público. Ele é um antigo oficial da CIA que esteve envolvido no programa da CIA de Visão Remota nos anos 70 no SRI. O curso usa tecnologia da Cientologia, mas a igreja não o põe em tribunal.

É publicado o Curso de Co audição de TRs, o livro “Mente limpa, Corpo Limpo”, o “Curso Chave da Vida” e o “Curso Hubbard de Orientação na Vida”.

Publicado o Manual Básico de Estudo e o Curso De Avaliador de Dados Elementares e Executivos.

Primeiros grupos formados na Nigéria, Checoslováquia, Taiwan, China, Roménia, Argélia, Argentina, Iugoslávia e Rússia. Formada a I de C de Catania em Itália, Salt Lake City no Utah.

1991

Primeiros grupos formados na Polónia, Bulgária e Malásia. Fundada a I de C de Porto Rico.

Publicado o Novo Curso Organizacional para Executivos e as Séries sobre Gestão. Em maio sai uma nova edição dos Volumes Técnicos com 18 volumes.

O histórico navio “Diana” é restaurado e é posto ao serviço para treino dos membros da SO.

Em setembro é publicado o “Novo” “Curso Especial de Instrução de Saint Hill” (SHSBC).

Em 16 de Setembro morre em Carson City Ron de Wolf, primeiro filho de LRH.

1992

Em 1992 constroem-se os subterrâneos para guardar os materiais de LRH em Petrolia.

Emitido o “Curso de Comunicação para Crianças” e 23 Cursos De Especialistas Técnicos para treinar os auditores a resolverem uma variedade de assuntos.

Uma nova edição de “O que é a Cientologia?” é publicada.

Em agosto é estabelecido um OTL na Rússia, Aparece o primeiro grupo na Albânia.

1993

A 8 de outubro David Miscavige anuncia num congresso da Associação Internacional de Cientologistas que, após uma luta de trinta anos, o IRS tinha reconhecido o estatuto de organização sem fins lucrativos a 150 organizações da Igreja de Cientologia nos Estados Unidos.

O acordo secreto com o IRS consubstancia na realidade o controle dos copyrights sobre os trabalhos de LRH pela CST que tem como diretores não Cientologistas, sendo alguns ex-membros do IRS.

Em dezembro, um concerto de Chick Corea é mandado cancelar na Alemanha com base em este ser um membro da igreja de Cientologia.

1994

No início de 1994 a igreja inicia uma campanha contra a descriminação que se faz sentir na Alemanha contra a Cientologia.

A OSA desperta para a internet e para a tremenda quantidade de criticas a favor e contra a cientologia. Mas o pior pesadelo é a oferta pela Zona Livre das tecnologias da Cientologia por um preço insignificante.

Nos anos 90 estimava-se que os seguidores da Zona Livre fossem à volta de 3.000.

Ademais a investigação continuava aqui o que, para a I de C é uma blasfémia. Kurt Weiland, que chefiava o ramo dos assuntos legais e públicos da Cientologia, menosprezava a maior parte do tráfego da internet como irrelevante e uma perca de tempo. “Desde que os copyrights e marcas registadas da Cientologia não sejam violados nenhuma ação legal será empreendida”, disse ele.

Em Agosto, David Mayo é preso na sua casa na República Dominicana sob a falsa acusação de venda de drogas.

Na Alemanha a luta passa-se nos jornais através de anúncios na imprensa publicados pela igreja e discussões no governo para a expulsão da Cientologia.

Em 24 de dezembro um anónimo na Holanda coloca na internet o OT I, OT II e alguns boletins do NOTs.

Em 27 de dezembro a I de C contata o operador Holandês e a conta do anónimo é cancelada.

Segue-se uma guerra de cancelamentos automáticos de mensagens com programas originários no Orange County na Califórnia.

1995

Em janeiro, o RTC põe em tribunal Denis Erlich e o seu serviço de internet por violação de copyrights na internet.

A I de C acusa também vários fornecedores de serviços da internet pela afixação de artigos com copyright e acusações de entrada ilegal nos computadores da igreja.

Inúmeras queixas são apresentadas pela igreja contra utilizadores da internet que publicam materiais com copyright, alguns secretos.

Dois juízes nos Estados Unidos decidem que os materiais de OT não são “segredos industriais” pois são do domínio público. A igreja põe também em tribunal os jornais que transcrevem passagens dos textos.

Em outubro de 1995, a “Associação da Zona Livre na Alemanha” compra os direitos exclusivos de um livro publicado em 1934 pelo Dr Anastasius Nordenholz, “Cientologia, a Ciência da Constituição e Utilidade do Conhecimento” (título original em alemão: “Scientologie, Wissenschaft von der Beschaffenheit und der Tauglichkeit des Wissens”).

Em novembro de 1995 o livro é republicado em alemão e inglês. O que é interessante não é só o seu título, mas a sua filosofia básica. É comparável aos “Fatores” de LRH. Resumindo-o numa frase: “a identidade em si mesma cria a consciência, e a consciência cria o mundo”.

O site da Zona Livre é aberto nos EUA como http://www.freezone.org/ e, mais tarde, após pressões legais é aberto como http://www.freezone.de/. Ainda é tentado por duas vezes fechar esta página mas sem sucesso.

Em dezembro sucede o caso de Lisa McPherson que dá brado em todo o mundo. Após ser mantida por 18 dias no Hotel Forte Harrison, morre em 5 de dezembro de forte desidratação.

1996

A autoria ou coautoria dos materiais é registada como sendo do CST (Igreja da Tecnologia Espiritual) ou do BPI (Publicações Ponte, Inc,) Continua a alteração dos materiais de LRH que passam a ter a referência: “Baseado nos trabalhos de LRH”. Esta tecnologia corrompida é passada à CST para gravação em titânio pelo que as gerações futuras só terão a tecnologia alterada.

Em abril David e Julie Mayo recebem uma decisão favorável do 9º Tribunal de Relação, contrariando uma decisão do tribunal inferior de os condenar por uso de tecnologia avançada.

Na Holanda a igreja perde a ação contra Karin Spaink acusada de publicar o OT 3 na internet. O juiz decide que se tratou de uma “utilização legítima” dos materiais.

1997

É posta uma ação contra a Cientologia pela morte de Lisa McPherson. Dos registos da igreja transparece que ela estava a agir de modo psicótico e a igreja lhe estava a aplicar o “Rundown de Introspeção” que requeria que ela “estivesse em isolamento até descobrir porque tinha ficado psicótica”.

O acordo secreto entre o IRS e a igreja é publicado no Jornal de Wall Street.

Em 19 de dezembro de 1997 morre Sara Northrup Hollister, ex-esposa de LRH e mãe de Alexis Valerie Hubbard.

1998

Heber (Jentzsch), President da CSI, é preso em França acusado de infiltrar agencias do governo, roubo de documentos e fraude fiscal.

A igreja faz um acordo com a “Factnet” (um provedor de internet) que tinha acusado de violar 1900 copyrights. De facto, nunca se encontrou prova de registo dos copyrights dos materiais dos anos 50, 60 e 70. Todos eram assim de domínio público. Só foi registado o seu copyright entre 83 e 87 o que é uma fraude pois já eram de domínio público.

 Virginia McClaughry, no NOTs, descobre a alteração da tecnologia em relação ao que estava a fazer e decide tentar pôr ética nos C/Ss de NOTs para que o nível corresse de acordo com a sua fonte. É expulsa em 1999.

Em novembro a igreja é indiciada pala prática de medicina sem licença e abuso de pessoa deficiente no caso de Lisa McPherson.

1999

Continua a luta através da internet. É iniciado um projeto para inundar a internet com milhares de websites: é dito aos Cientologistas para abrirem um website com o nome “Eu sou Cientologista”.

Sem que quem o instalou no computador saiba, o programa instala ao mesmo tempo um Net Nanny (babá ou ama da net- programas de controle parental) que impede o acesso a milhares de websites, emails e nomes de críticos.

Na Rússia, em outubro, a igreja vê a sua licença revogada.

No Congresso dos EUA é apresentado um projeto-lei criticando a Alemanha pelo seu tratamento da Cientologia.

O Presidente Bill Clinton envia um cartão de Boas-Festas à igreja de Cientologia.




A HISTÓRIA DA TECNOLOGIA FUNDAMENTAL

  Um Resumo de cinquenta anos de
 evolução até à Zona Livre

 

Dames

Edward A. Dames é um major do exército Americano que diz ter sido treinado
por Ingo Swann no projeto Star Gate.

vault1

O conjunto de construções de Petrolia
 com pista de aviação

vault2

Os símbolos perto da entrada dos subterrâneos

Nord

Dr Anastasius Nordenholz

Nord

Chick Corea