OS ANOS 60
1960
Em 1960 foi publicado o livro “Já viveu antes desta vida?”. Ron dá uma série de palestras na África do Sul e outras em Washington, DC. O “Gabinete de Comunicações Hubbard, Lda” é registado nos EUA.
1961
Em 1961 é fundada a “Igreja de Cientologia da Cidade do Cabo” na África do Sul e inicia-se o “Curso Especial de Instrução de Saint Hill (SHSBC)”. Saint Hill expande-se para acomodar o número crescente de estudantes.
1962
Em 1962 é fundada a “Igreja de Cientologia de Porte Elizabeth” na África do Sul.
1963
Em 22 de janeiro de 1963 a FDA junto com Agentes da Polícia e Agentes dos Narcóticos entraram na organização de Washington, DC e confiscaram todos os materiais, documentos, livros e E-Metros.
Em novembro de 1963 é aberta a I de C de Detroit, EUA e, em dezembro, a de Durban na África do Sul.
Em 17 de novembro morre Margaret Grubb, ex-esposa de LRH e mãe de Ron Hubbard Júnior, mais tarde "Ronald de Wolf."
1964
É estabelecida a “Investigação e Biblioteca de Cientologia, Lda” para salvaguardar e preservar todos os materiais de Cientologia.
São publicados os Níveis da Academia e as 7 palestras do “Chapéu do Estudante”. É publicado o “Livros dos Remédios de Caso”. Surge o nível R6EW e o curso de audição solo.
É fundada a “I de C de Havai”.
1965
Ron identifica "Mary Appleby" Secretária da Associação Nacional Inglesa de Saúde Mental” como a origem dos ataques à Cientologia. O seu tio era Otto Niemeyer do Banco Mundial.
Inicia-se em Saint Hill a produção em massa de Clears. São emitidos os Graus V e VA de Processamento de Power e emitida a primeira Carta de Graus. Em junho de 1965 é instalada a “Fundação” que funcionava ao fim do dia e fins de semana e, em setembro é inaugurado o Curso de Clearing.
O Organigrama de sete divisões, que ainda permanece em uso, é instituído. É publicado “Um novo ponto de vista sobre a vida”. Fundada a “I de C de Twin Cities” nos EUA.
1966
O ano foi dedicado a organizar Saint Hill bem como dar as diretivas das organizações internacionais. Foi emitido o Curso Organizacional para Executivos.
Após 15 anos a manejar e investigar sozinho a origem dos ataques à Cientologia, Ron estabelece a “Secção de Investigação Pública” com duas estatísticas: “número de casos investigados com sucesso” e “número de notícias derrogatórias relacionadas com inimigos da Cientologia.” Todos os membros eram investigadores profissionais.
Em fevereiro de 1966 é fundada a “Narconon”.
Em março é instituído o posto de “Guardião” imediatamente abaixo de Diretor Executivo. O primeiro guardião a ser nomeado é Mary Sue Hubbard.
Ron passa o primeiro semestre do ano na Rodésia.
Em agosto de 1966 é lançado o “OT I” e, em setembro, o “OT II”.
Em setembro de 1966, L. Ron Hubbard demite-se do posto de Diretor Executivo das Organizações de Cientologia e do Conselho Diretivo. É-lhe dado o título de “Fundador” e as suas funções passam a ser exercidas por um “Conselho Diretivo Mundial”. Ao mesmo tempo vende a Mansão de Saint Hill à “I de C da Califórnia.”
Em 22 de novembro de 1966, é registada em Londres a “Companhia de Exploração Hubbard, Lda” tendo como diretores L. Ron Hubbard e Mary Sue Hubbard.
O primeiro navio comprado foi o “Enchanter” mais tarde renomeado com “Diana”, uma escuna de 40 toneladas.
Pouco depois a empresa compra o “Rio Avon” uma traineira de 414 toneladas. Ron dirige-se para Tanger em Marrocos deixando ordens para o apetrechamento do Enchanter e do Rio Avon.
O Projeto do Mar iniciava-se.
1967
O Enchanter chegou a Gibraltar após uma breve paragem no Porto, em Portugal. No destino são-lhe dadas novas ordens para se dirigir a Las Palmas, nas Canárias. Aí, a tripulação encontra-se com L. Ron Hubbard que chegou de avião com todo o pacote de notas de investigação do OT III.
O pacote era constituído por uma pilha de papel escrito à mão com dez centímetros. A tripulação teve de os copiar e enviar para Saint Hill como salvaguarda.
Chegando a Las Palmas, Ron ficou doente durante três semanas no hotel, após o que alugou uma casa, “Vila Estrela”, onde se lhe juntou Mary Sue.
Pensou-se na altura que o processo tinha de ser percorrido num ambiente especial quente, com assistência médica e, portanto, Ron quis estabelecer uma Base OT para isso.
Assim, foi ordenado que os navios fossem preparados para o mar.
Em abril de 1967 o Rio Avon chega a Las Palmas para ser restaurado.
Em 12 de Agosto de 1967 é estabelecida a “Organização do Mar (ou Sea Org)”. O seu propósito era o estabelecimento de bases onde os Cientologistas pudessem, em segurança, auditar os níveis mais avançados de OT.
Em setembro de 1967 é comprado o “Royal Scotsman”, um navio de 3280 toneladas. Toda a família de Ron se instala nele, Mary Sue, Diana com quinze anos, Quentin com treze, Suzette com doze e o pequeno Artur com nove.
O navio foi registado em Freetown na Serra leoa, embora, por erro de registo, o nome passasse a ser “Royal Scotman”.
Nesse mês abrem portas as Igrejas de Cientologia de Toronto, no Canadá, e Bulawayo no Zimbabwe.
A 20 de setembro Ron grava o famoso “Jornal de Ron 67” onde anuncia o início do nível “OT III” e denuncia o resultado das investigações sobre a origem dos ataques à Cientologia durante dezassete anos:
“Os nossos inimigos neste planeta são menos do que uma dúzia de homens. São membros do Banco de Inglaterra e outros altos círculos financeiros. Possuem e controlam cadeias de jornais e, por estranho que pareça, são diretores em todos os grupos de saúde mental que têm surgido.”
Em novembro é estabelecida a primeira “Organização de Publicações de Cientologia” em Saint Hill.
Em dezembro é inaugurada a bordo do Royal Scotman a primeira Organização Avançada oferecendo os níveis avançados ao público. (Este navio foi mais tarde renomeado como “Apolo”).
1968
Em janeiro de 1968 são emitidos os níveis de OT IV, V e VI.
Em fevereiro, Ron inicia uma missão a bordo do Avon River com trinta e cinco voluntários. A missão era descobrir vários pontos do Mediterrâneo relacionados com vidas anteriores de Ron.
Em junho, a Organização de Publicações muda-se para Edimburgo, na Escócia e é aberta a I de C de Copenhague na Dinamarca.
Em julho é emitida uma instrução pelo Secretário de Estado do governo Britânico, Kenneth Robinson, que proibia estudantes de Cientologia estrangeiros de entrarem na Grã-Bretanha. O mesmo se aplicava a L. Ron Hubbard.
Isto causou uma situação muito insegura na Grã-Bretanha e Ron manda os americanos que estavam em Saint Hill voltarem aos Estados Unidos e estabelecerem aí uma Organização Avançada em Los Angeles. Ao mesmo tempo enviava outra missão a Copenhague para aí estabelecer outra Organização Avançada.
Em agosto de 1968 abrem em Los Angeles, Califórnia, a ASHO - Organização Saint Hill Americana, e AOLA - Organização Avançada de Los Angeles.
Durante este mês, Ron emitiu e supervisionou diretamente o Curso Classe VIII a bordo do Apolo estacionado em Corfu na Grécia e publicou o “Rundown das Drogas”. Foi ainda publicado o livro “As Palestras de Fénix”.
É nesta altura que Ron muda o nome do Royal Scotman para “Apolo”, o Avon River para “Atena” e a escuna “Enchanter” para Diana. Em setembro é publicado o Curso de Auditor Classe VIII.
Em outubro é aberta a I de C de Las Vegas, Nevada.
1969
Em janeiro de 1969, “Igreja da Nova Fé” é fundada na Austrália do Sul. Em fevereiro a Organização de Publicações muda-se para Copenhague.
Em março, o Apolo deixa Corfu para viajar pelo Atlântico, indo de porto para porto durante os três anos seguintes.
Em abril, é publicada a “Dianética Standard (Standard Dianetics)” e abre a “I de C. de Gotemburgo na Suécia.
Em julho é fundada a Organização Avançada da Dinamarca.
Em setembro o Apolo encontra-se em Casablanca.
É inaugurada a “I de C. de Estocolmo”.