OS ANOS 80

1980

O GO (Gabinete do Guardião) está completamente infiltrado e é impossível corrigir qualquer coisa na I de C.

LRH está a viver em Hemet, auditando Solo NOTs e enviando as sessões para Mayo. Mayo faz sessões de revisão quando necessário.

Receando ser indiciado no processo “Branca de Neve” LRH muda-se para o seu rancho em Creston, perto de San Luis Obispo, na Califórnia. Unicamente Pat e Anne Broeker têm contacto com ele. Esta é a última vez que LRH é visto.

 Enquanto está em isolamento, LRH escreve onze novelas de ficção científica.

Durante os seis anos seguintes ninguém soube onde LRH estava, nem mesmo Mary Sue e os seus filhos.

Abrem as I de C de Bruxelas na Bélgica e Novara em Itália.

Bill Franks é nomeado Diretor Executivo Internacional. É aberto o “Instituto Tecnológico de Dianética” na cidade do México. Nesse ano abrem também I de C em Birmingham, Roma, Sunderland em Inglaterra, Albuquerque, Columbus, Bogotá, Basileia, Angers, Berlim, Camberra, Pasadena, Santa Barbara, San Fernando, Kitchener no Canadá, Padova em Itália, Oslo, Polanco no México, Geneva, Pordenone em Itália, Madrid, Saint Étienne em França, Telavive em Israel e Harare no Zimbabué.

Foi iniciada a publicação de todas as palestras de LRH nos Volumes de “Série de Investigação e Descoberta”.

1981

É estabelecida a “Missão All Clear” com o propósito de eliminar o nome de LRH como chefe da igreja, de todos os casos em tribunal. Nesta altura Miscavige estabelece uma linha direta de comunicação com os Broeker.

Em agosto, a Sea Org desmembra o Guardians Office e o CMO assume o seu controle. Isto significa que agora o CMO e, ao fim e ao cabo, Pat, Anne Broecker e David Miscavige controlam toda a igreja.

A cinco de agosto é publicada a Ordem de Condições nº 1, onde, uma comissão liderada por Miscavige, considera culpados onze membros do GO e são-lhes retirados os certificados e exonerados dos postos. No entanto, as acusações não são publicadas.

A 26 de agosto, Bill Franks emite a ED 1789 (Executive Directive) onde confirma que o GO se tinha afastado ao longo dos anos da sua missão inicial (manter relações amigáveis com o ambiente) e que vários dos seus membros tinham cometido actos criminosos totalmente contra os melhores interesses da igreja. Este ED foi amplamente noticiado no LA Times, World Press, jornais do Canadá e BBC em Inglaterra. Foi noticiado nos media que a igreja estava a reconhecer os seus erros, mas que os estava a corrigir agora.

Com o intuito de separar os assuntos de LRH da igreja, é criada a ASI (Author Services Incorporated) para gestão dos negócios pessoais e literários de LRH e a BPI (Bridge Publications, Inc) para especificamente publicar nos EUA os trabalhos com direitos reservados de LRH, embora para isso necessitassem da sua aprovação. Para a publicação fora dos EUA é criada a NEP (New Era Publications).

Em outubro Miscavige anuncia uma completa reestruturação da administração da igreja a fim de assegurar que “um GO nunca mais pudesse suceder”. Surge o RTC (Religious Tecnology Center).

Em novembro há, no Flag, a primeira reunião de Detentores de Missões. Aí são reconhecidas pelos novos gestores da igreja as injustiças que foram feitas em relação a alguns detentores de Missões. Numa Carta Política do Conselho é reconhecido ter havido ações contrárias às normas e à ética. É instituído um conselho de Revisão temporário para ouvir e resolver as queixas e litígios em curso. A limpeza das quebras entre a igreja e as missões leva a que milhares de cientologistas não ativos voltem a a estar de bem com a igreja.

Entretanto, todas as comunicações para LRH via os Broeckers, são “embelezadas” com o intuito de não lhe dar más notícias. É criada a CSI (Church of Scientology International). Também é formada a CST (Church of Spiritual Tecnology) responsável pela preservação e arquivo da tecnologia da Cientologia.

O plano para o CST é a passagem dos documentos escritos a chapas de aço inox, as conferências a registos niquelados e tudo isto guardado em contentores de titânio armazenados em caves construídas de modo a aguentarem com explosões nucleares ou outros cataclismos.

Em dezembro há uma segunda reunião de Detentores de Missões. Foi convocada pelo SMI (Missões de Cientologia Internacional). Esta reunião conseguiu revitalizar o campo das missões e levou a uma nova expansão.

É publicado “O Caminho para a Felicidade” Em 1981 abrem a I de C de Joanesburgo, Venezuela, Winnipeg no Canadá e o Centro de Celebridades de Las Vegas. A OTL Ibéria é estabelecida em Madrid.

1982

Bill Franks, o Diretor Executivo Internacional, o cargo mais elevado a seguir a LRH e que tinha sido nomeado por ele vitaliciamente, é destituído do posto por uma ordem do WDC (Watch Dog Comitee). David Miscavige é nomeado curador do RTC, com o poder de nomear e destituir diretores.

Em 1982 é fundada a “Igreja da Tecnologia Espiritual” (CST) que, após a morte de LRH, passou a deter todos os direitos de autor de L. Ron. Hubbard. O seu cofundador é Mead Emory que, de 1975 a 1977 era Ajudante do Comissariado do IRS (Autoridade Tributária Americana).

A produtora “Source Productions” transforma-se em “Golden Era Productions”.

Até março de 1982 só havia um grupo dissidente a fornecer serviços, incluindo os níveis de OT, operando em San Diego gerido por Larry West. Então surgem ondas de centenas de OTs e pessoas altamente treinadas que são declaradas supressivos. Muitas delas ocupavam altos cargos na hierarquia da igreja.

Após estas declarações surgem dezenas de grupos dissidentes.

Para além disso há um período de vazio na estrutura da igreja pois muitos dos responsáveis foram retirados dos seus postos.

Em abril surge um despacho de LRH, confirmado por dois missionários do RTC, onde este manifestava achar que já não tinha muito tempo de vida e queria que David Mayo assumisse a responsabilidade pela técnica durante os próximos 20 a 25 anos, altura em que LRH esperava voltar.

Essa responsabilidade deveria ser assumida mediante uma sociedade separada da igreja. Este assunto foi discutido com a estrutura da igreja mas, assim que David Mayo começa a tentar corrigir alterações técnicas, a sua linha de comunicação com LRH é cortada.

Em agosto é removido do posto junto com centenas de outros executivos.

O Capitão Bill Robertson publica os Boletins de Operações do Setor (SOB). Em junho publica o SOB 12, “Modelos e Cenários”.

Obtém-se finalmente a política base do FBI através do FOIA (Lei da Liberdade de Informação) que diz: Infiltrar a Igreja e mover os nossos agentes para posições nos Conselhos de Direção. Temos de impedir a entrada da Cientologia na China onde, devido à sua semelhança com o Budismo, se espalharia como fogo".

LRH doa oficialmente todas as marcas registadas da Dianética e Cientologia ao RTC. Em julho é estabelecida a “Rede Internacional de Gestão Organizada por Computador” (INCOMM). Na realidade LRH tinha estabelecido as bases da INCOMM no início de 1980 numa série de 12 comunicações.

Em outubro de 82 é convocada uma reunião de detentores de Missões em São Francisco, presidida por Miscavige. Miscavige informa a assembleia (400 detentores de Missões) que ele e o RTC tomaram conta de todas as organizações de cientologia. Diz que LRH doou as marcas registadas ao RTC e que todos os franchisados teriam de assinar um novo acordo ou seriam multados e postos na cadeia.

Seiscentas pessoas são declaradas supressivas.

Nesse ano abre o Centro de Celebridades de Paris, as I de C de Torino e Verona em Itália, a I de C de Clermont-Ferrand em França, Tampa na Flórida e Lyon em França. São também fundadas as I de C de Orlando na Flórida, Lisboa em Portugal, Kansas City no Missouri, Brisbane na Austrália, Brighton em Inglaterra, Ann Arbor no Michigan.

1983

Em fevereiro, David Mayo não consegue travar os ataques a ele e abandona a igreja. Em julho, ele e a esposa Julie Mayo formam a “Igreja da Nova Civilização” que inicia um “Centro de Capacidade Avançada” (AAC).

Em consequência disso Miscavige ordena “Operações Negras” contra Mayo. Outra forma de acabar com ele era transgressão dos direitos de autor.

Nessa altura Miscavige descobre que milhares de materiais de LRH não tinham copyright e eram agora do domínio público o que, por lei, significa que nunca mais poderiam ter copyright.

Assim, a meio de 1983, há uma campanha maciça para registar os direitos de autor dos materiais. Foram registados milhares de falsos copyrights de materiais que já eram do domínio público.

Outro truque foi pôr os boletins em volumes técnicos e então obterem o copyright que cobrisse todo o volume.

Outra técnica usada era apanharem uma emissão que tinha caído no domínio público, foi a alteração de algumas linhas e obtendo o copyright da versão alterada.

De notar que, por lei, a parte que já era de domínio público mantém-se assim.

Por outro lado, as ideias expressas num texto com copyright, passam a ser públicas.

Em agosto é emitida uma Diretiva da SO sobre David Mayo chamada “A história de um esquilo”

Em setembro aparece, na Zona Livre, o OTC WW (Comissão Central de OTs) com o objetivo de coordenar os OTs fora da Igreja. O seu presidente é o Capitão Bill Robertson. A OTC emite uma “Carta aberta a todos os Cientologistas” que introduz a “Operação Fénix” que pretende revitalizar a sanidade e verdadeiros objetivos da cientologia sob a direção técnica de David Mayo.

Em outubro, o Capitão Bill Robertson introduz o “Jogo da Nova Civilização” a um grupo reunido no Crown Hotel em East Grinstead. Aí é introduzida a ideia da “Zona Livre” (Free Zone). Em 12 de novembro há o primeiro congresso da Free Zone em Marbella. Este é o encontro que estabeleceu o OTC WW (Free Zone) e elegeu o Capitão Bill Robertson como Presidente.

Em dezembro, a igreja de cientologia institui o “Gabinete de Assuntos Especiais” (OSA: Office of Special Affairs) para supervisionar todos os assuntos legais da igreja.

Em 9 de dezembro Robin Scott entra na Organização Avançada da Dinamarca, fazendo-se passar por representante do RTC e pede todos os materiais dos níveis de OT. São-lhe dados e sai com eles da organização. Nos dias seguintes, dezenas de dissidentes recebem pelo correio cópia desses materias.

Fundadas a Organização Cultural de Guadalajara no México, a I de C de Hamburgo na Alemanha, a I de C de Zurique na Suíça, I de C de Long Island em Nova Iorque, I de C de Orange County e o Centro de Celebridades de Nova Iorque.

 É aberta por um grupo de Membros da SO, a AOSH ANZO (Organização Avançada de Saint Hill Austrália) para fornecer cursos avançados.

1984

Em 19 de junho realiza-se a Convenção OT de Munique presidida pelo Capitão Bill Robertson. No início do encontro Kurt Weiland (OSA) junto com um oficial de justiça aparecem para prender a secretária do OTC WW Silvie Hermann. A acusação era desvio de fundos da igreja de Cientologia de Munique.

Os Cientologistas livres juntaram então montes de documentos comprovando que, arranjar depoimentos falsos para acusar alguém era o tipo de atuação da igreja. O juiz liberta então Silvie.

No dia seguinte, às 8 da manhã, 100 polícias entram na Organização de Munique e mais 15 na Missão local e confiscam quase cinco toneladas de documentos. Da análise desses documentos chegaram à conclusão que a igreja era uma corporação com fins lucrativos, perdendo assim o seu estatuto de isenção de impostos na Alemanha.

Nesse ano, as emissões detendo no fim o nome de LRH, não foram escritas nem vistas por ele.

Ray Mithoff, o novo C/S int., reescreveu o OT 8 original supostamente baseado nas notas de LRH. A primeira versão era muito perturbadora para as pessoas e foi emitida uma segunda versão que ainda está em uso.

Em junho é publicado o “Rundown do Propósito Falso”. Em setembro sai o livro “Uma Resposta Ilustrada para as Drogas” e é publicado o “Manual do Rundown de Purificação”.

O RTC entra com uma ação contra David Mayo e outros, por uso de materiais dos níveis avançados obtidos na Dinamarca.

Em 10 de dezembro, o Cap. Bill Robertson dá uma palestra em Frankfurt e inicia a Ron’s Org para o fornecimento da Ponte na Zona Livre.

Abertas as I de C de Dusseldorf na Alemanha, Centro de Celebridades de Hamburgo na Alemanha, C de C de Stevens Creek na Califórnia.

1985

Em 85 continuam os ataques da igreja aos “esquilos” (quem altera a tecnologia).

Em dezembro é publicado o “Rundown de Certeza de Clear”.

Fundadas as I de C de Monza em Itália, Centro de Celebridades de Dusseldorf na Alemanha, abertura do Gabinete de Ligação Continental (CLO) em Milão na Itália.

1986

Ao fim da tarde de 24 de janeiro, muitos carros iam e vinham do Rancho “Whispering Wids” perto de Creston.

Na manhã de 25 a senhora Irene Reis, da Capela Reis de San Luis Obispo, recebe um telefonema de Earls Cooley, um advogado, perguntando se fazem cremações. A Sra. Reis diz que sim mas era sábado e estavam fechados embora se possa fazer uma exceção. Cooley pediu então para um corpo ser coletado no Rancho “Whispering Wids”, Rua O’Donovan em Creston.

O marido da Sra. Reis conduz então o carro funerário até Creston. Earl Cooley acompanhou de volta o corpo e, ao chegar à capela, pede para se arranjar uma cremação imediata.

Apresentou a certidão de óbito assinada por Gene Dark (que dava como causa de morte hemorragia cerebral) e um certificado de que, por razões religiosas, era proibida a autópsia.

Quando a Sra. Reis vê que o defunto era L. Ron Hubbard, decide chamar o Médico Legista de San Luis Obispo. Don Hines, ajudante do médico legista, chega pouco depois e decide que não podia haver cremação até um patologista independente examinar o corpo. Também fotografou e tirou as impressões digitais do corpo (que mais tarde se provou corresponderem às de LRH que se encontravam arquivadas no FBI).

Só às 15:30 Hines concordou em deixar prosseguir a cremação. No dia seguinte as cinzas de LRH foram deitadas ao mar no Pacífico.

Em março houve uma luta pelo poder na igreja entre os Broeckers e Miscavige. Terminou com o envio de Anne Broecker para o RPF e o desaparecimento de Pat Broecker.

O RTC ganha o caso contra David Mayo e o AAC é encerrado.

 A igreja compra um complexo de apartamentos para instalações do pessoal em Clearwater. Em setembro compra o navio “Freewinds”.

Em setembro Gillaume Leserve, o ED internacional, emite uma diretiva proibindo os membros da Sea Org de terem mais filhos pois a organização não tinha meios para os criar convenientemente.

É aberto o Centro de Celebridades de Portland no Oregon, a I de C de Nuoro em Itália.

1987

Em março de 1987 Pat Broecker aparece numa missão com outros a fim de remover Miscavige do poder. Acabam por serem eles os removidos e Miscavige limpa a Sea Org de todos os simpatizantes de Broecker.

Em 87 muitos dos livros de LRH são reescritos e registados os direitos de autor e outros deixam de ser publicados.

 Abertos os primeiros grupos no Gana e Republica Dominicana e o Centro de Celebridades em Dallas.

1988

Publicado o “Seminário Hubbard de Dianética” e o “Curso Hubbard de Auditor de Dianética”.

Abre a sala de cursos do Novo OT VIII a bordo do Freewinds. Em outubro o livro de Dianética e publicado em Chinês.

Bill Robertson inicia um novo grupo chamado “Movimento Europeu de Reforma”. Miscavige ordena a Heber Jentzch (ED Int) para iniciar operações encobertas em Espanha a fim de prender os leaders da Ron’s Org. Isto resulta, inversamente, numa investigação da polícia espanhola e Jentzch e 68 outros Cientologistas são presos.

Aberta a I de C em Lausanne na Suíça, a I de C de Frankfurt, I de C de Tóquio.

1989

É publicado um curso de TRs com Processamento em Clay Table (Mesa de Plasticina).

Primeiros grupos formados na Alemanha Oriental, Panamá e Coreia do Sul. Formadas as I de C de Hannover na Alemanha, Atlanta na Geórgia e Estugarda na Alemanha.




A HISTÓRIA DA TECNOLOGIA FUNDAMENTAL

  Um Resumo de cinquenta anos de
 evolução até à Zona Livre

 

David Mayo

Bill Franks

David Mayo

David Mayo.

Miscavige86

Miscavige com 26 anos, anunciando
a morte de Ron

Miscavige86

Bill Robertson no encontro em East Grinstead

Miscavige86

Robin Scott aos 62 anos de idade

Miscavige86

O "Freewinds"

Miscavige86

A Certidão de Óbito de LRH